Um espaço criado para Educadores e Educandos...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Vamos escrever!!!


Olhando esta imagem, o que você sente?? O que vc imagina? Use a sua imaginação e poste aqui que história esta imagem lhe inspira...

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Qual destas lembranças vcs gostariam de produzir?

Encerrada a votação tb das lembranças, a escolhida pela turma foi esta:




segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Origem de alguns blocos tradicionais do Carnaval em Salvador

O bloco Internacionais é o mais antigo bloco de trio de Salvador. Foi criado em 1962 no bairro do Santo Antônio, em Salvador, mas no início só os homens podiam desfilar com suas fantasias. Na década de 80, os Internacionais tinham como atração a banda Chiclete com Banana, que comandou o Bloco no início da sua carreira. Já no início da década de 90, o bloco passou a ser comandado por Daniela Mercury e passou a ser misto, tendo como associados tanto os homens quanto as mulheres. Nesta época, aderiu também à mortalha ao invés das fantasias. Além dos artistas citados, os Internacionais, com nome reduzido pra Inter, já teve como atração o cantor Netinho, Asa de Águia, Timbalada e Rapazolla. Para 2009 o Inter traz Voa Dois, Tatau e Claudia Leitte.
O bloco Papa também é um dos mais tradicionais de Salvador. Fundado em 1979 com o nome de Papa-Léguas, desfila domingo, segunda e terça, ocupando o 4° lugar na fila do circuito tradicional. O bloco está comemorando 30 carnavais, e por ele já passaram grandes atrações do Axé, quase todas de perfil popular. Após uma mudança na diretoria e uma reformulação no seu visual, o Papa, já de nome novo, lançou uma nova campanha, “Papatchanka” que desfilou pela primeira vez em 2003, fazendo um grande rebuliço na cidade. No mesmo ano, uma banda Baiana que já estava fazendo o maior sucesso em todo o Brasil ganhou evidência no Carnaval e passou a ser o centro das atenções de todos. Tratava-se da Banda Babado Novo. Depois de arrebatar os troféus de banda revelação e cantora Revelação, Cláudia Leite e a Babado Novo passaram a se apresentar no bloco Papa. Para o Carnaval de 2009, o Papa resolveu inovar mais uma vez. Será comandado pelo cantor Tomate, que conquistou grande sucesso com a Banda Rapazolla e agora estréia em sua carreira solo.

Dentre os blocos tradicionais, o Coruja, criado em 1963, é o segundo a desfilar na Avenida. Depois de ter contado com grandes nomes da música baiana, inclusive Ricardo Chaves na época áurea, o bloco Coruja conta há alguns anos com ninguém menos que Ivete Sangalo, que estreou em 2002. Vale ressaltar que assim como os Internacionais, no início da sua existência, o Coruja possuía formação exclusivamente masculina. Em 2004, o Bloco Coruja arrasou na Avenida, com Ivete Sangalo levantando poeira, recebendo o prêmio de melhor bloco da avenida.
Artigo na íntegra no site: www.axezeiro.com.br

A história do Carnaval

A pedido de Amanda, resumi a história do Carnaval... Se quiser saber mais, entre em um site de busca e continue seus estudos...

O Carnaval - Comemoração de acontecimentos religiosos, como também safras de colheitas, porém, há registros que afirmam que o carnaval tem origem em festas pagãs (vejam o significado), existem outras histórias também (pesquisem). O fato é que as pessoas se reuniam para festejar algo de muita alegria e com isso, por ser uma festa que tornou-se pagã, a Igreja se contrapôs (pesquisem porque existe a quarta-feira de cinzas).
Na Idade Media, em Roma já havia desfile de carros alegóricos (no qual a grande sociedade participava) e brincadeiras com confetes, no entanto, ganhou força no século seguinte com o uso de máscaras (destaque para Veneza e Florença). Pesquisem também os principais personagens desta época do Carnaval. E assim, o Carnaval se tornou uma grande festa com brincadeiras e muita dança.
No Brasil, o Carnaval veio com os europeus, porém, por causa da diversificação de raças aqui presentes, originou-se o Carnaval Brasileiro. A primeira música que caracterizou o nosso carnaval foi "O abre alas" (pesquisem). E assim, o Carnaval segue aqui no Brasil caracterizado por cada região do nosso País.
Na Bahia, o Carnaval se alastrou pelas ruas, mesmo inicialmente sendo em salões... Os afoxés (pesquisem) tomaram conta das ruas de Salvador, em seguida, veio o primeiro trio elétrico (60 anos de trio elétrico) e daí por diante como vemos, o Carnaval se tornou algo tão grandioso que me pergunto: Será que teremos espaço e estrutura futuramente para atender a tanta gente que vem curtir este Carnaval?

Música Good People

Rafa, segue a letra da música, GOOD PEOPLE

You win it's your show now
So what's it going to be?
Because people will tune in
How many train wrecks do we need to see?
Before we lose touch
And we thought this was low
Well it's bad, getting worse....

Where'd all the good people go?
I've been changing channels and I don't see them on the tv shows
Where'd all the good people go?
We've got heaps and heaps of what we sow

They got this and that with a rattle a tat
Testing, one, two, man whatcha gonna do
Bad news misused, got too much to lose
Give me some truth now, who's side are we on
Whatever you say
Turn on the boob tube, I'm in the mood to obey
So lead me astray And by the way now...

Where'd all the good people go?
I've been changing channels and I don't see them on the tv shows
Where'd all the good people go?
We've got heaps and heaps of what we sow

Sitting around feeling far away
So far away but I can feel the debris, can you feel it?
You interrupt me from a friendly conversation
To tell me how great it's all going to be
You might notice some hesitation

Because its important to you, it's not important to me
But way down by the edge of all your reason
It's beginning to show and all I really want to know is...

Where'd all the good people go?
I've been changing channels and I don't see them on the tv shows
Where'd all the good people go?
We got heaps and heaps of what we sow

They got this and that with a rattle a tat
Testing one, two man whatcha gonna do
Bad news misused give me some truth
You got too much to lose
Whose side are we on today, anyway
Okay, whatever you say
Wrong and resolute but in the mood to obey
Station to station desensitizing the nation
Going, going, gone

7º ano

Estrutura das palavras:

* Radical
* Vogal temática
* Desinência


Ex. cantávamos
Radical: cant
Vogal temática: á
Desinência: vamos

Poste um exemplo de um verbo e classifique-o quanto a sua estrutura.

JACK JONHSON

Nascimento: 18/05/1975

Origem: United States



Entrevista do site: JackJohnsonMusic.com



Pergunta: Onde você cresceu?

Resposta: Na baia norte de Oahu, Havai.



Pergunta: Quando você começou a tocar violão?

Resposta: Comecei a tocar quando tinha 14 anos.



Pergunta: Qual foi a primeira música que você aprendeu a tocar?

Resposta: Eu aprendi ao mesmo tempo “One” do Metallica e “Father and Son” do Cat Stevens.



Pergunta: O que você fazia antes de lançar Brushfire Fairytales?

Resposta: Fazia filmes de surfe.



Pergunta: Quais são seus filmes de surfe favoritos?

Resposta: The Seedling, Litmus, Filthy Habbits, Blazing Boards, Bunyip Dreaming, Green Iguana, e Endless Summer.



Pergunta: Quais são algumas de suas influências musicais?

Resposta: Eu gosto de Nick Drake, Beatles, Hendrix, Trible Called Quest, Dylan, Ben Harper, Radiohead, G. Love and Special Sauce, Otis Redding, Neil Young, Bob Marley, Kurosawa, Tom Curren e por aí vai.



* Vocês gostaram da música??

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Como comentar nos posts

Clique em comentários e em seguida, comentar como, escolha o tipo de conta que você tem, se caso não tiver uma das opções, clique em nome/url, digite seu nome e o endereço de um site que você possua, caso não tiver, digite o endereço de um site que você goste, e clique em continuar...Escreva seu comentário e clique em postar comentário.

Quem canta seus males espanta...



A música é importante para: Formação pessoal, cultural e social. Eu tenho a música enraizada dentro de mim, diariamente estou ouvindo canções em estilos diferentes e levo este meu momento para a sala de aula sempre que posso. Este ano resolvi fazer diferente... Já nos primeiros dias de aula, iniciei este mini projeto: QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA.


Estou trabalhando nas séries: 5º, 6º e 7º anos (na disciplina Língua Portuguesa - I Unidade)




1º momento: Conversa sobre música, estilos musicais, sentimentos que trazem as músicas, gostos musicais, dom de cantar, dom de compor, influência musical dos pais...




2º momento: Dividi as salas em grupos e entreguei 15 letras de músicas com estilos musicais variados (axé, rock, mpb, reggae, pop, bossa nova, gospel...), porém estas letras não tinham nomes de quem cantava e nem o nome da música. Os alunos tiveram que adivinhar o nome e quem cantava as músicas. Depois, eles cantaram um trecho das músicas que lembraram e os outros grupos adivinhariam também quem cantava e o nome da música.




3º momento: Passei no som o trecho das músicas para eles cantarem e vê se conheciam as músicas que pela leitura da letras, não conseguiram adivinhar qual era.




4º momento: O grupo escolheu uma destas músicas e em seguinda, apresentou para a sala.






P/casa: Solicitei que representassem através de desenho, uma música que gostassem. Depois irei expor alguns desenhos aqui.




ATENÇÃO:

Dei uma paradinha nesta atividade, para os ensaios das músicas do mni projeto de Carnaval, como dito no outro post, 6º e 7º anos ficaram com músicas que tocam nas ruas de Salvador durante o Carnaval e o 5º ano ficou responsável pela apresentação do Bloco da Saudade (marchinhas). Logo, trarei o próximo passo deste projeto.