Um espaço criado para Educadores e Educandos...

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Quem canta seus males espanta...



A música é importante para: Formação pessoal, cultural e social. Eu tenho a música enraizada dentro de mim, diariamente estou ouvindo canções em estilos diferentes e levo este meu momento para a sala de aula sempre que posso. Este ano resolvi fazer diferente... Já nos primeiros dias de aula, iniciei este mini projeto: QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA.


Estou trabalhando nas séries: 5º, 6º e 7º anos (na disciplina Língua Portuguesa - I Unidade)




1º momento: Conversa sobre música, estilos musicais, sentimentos que trazem as músicas, gostos musicais, dom de cantar, dom de compor, influência musical dos pais...




2º momento: Dividi as salas em grupos e entreguei 15 letras de músicas com estilos musicais variados (axé, rock, mpb, reggae, pop, bossa nova, gospel...), porém estas letras não tinham nomes de quem cantava e nem o nome da música. Os alunos tiveram que adivinhar o nome e quem cantava as músicas. Depois, eles cantaram um trecho das músicas que lembraram e os outros grupos adivinhariam também quem cantava e o nome da música.




3º momento: Passei no som o trecho das músicas para eles cantarem e vê se conheciam as músicas que pela leitura da letras, não conseguiram adivinhar qual era.




4º momento: O grupo escolheu uma destas músicas e em seguinda, apresentou para a sala.






P/casa: Solicitei que representassem através de desenho, uma música que gostassem. Depois irei expor alguns desenhos aqui.




ATENÇÃO:

Dei uma paradinha nesta atividade, para os ensaios das músicas do mni projeto de Carnaval, como dito no outro post, 6º e 7º anos ficaram com músicas que tocam nas ruas de Salvador durante o Carnaval e o 5º ano ficou responsável pela apresentação do Bloco da Saudade (marchinhas). Logo, trarei o próximo passo deste projeto.


Um comentário:

  1. é por isso q eu te amo vc sempre trabalhou com musicas,q é uma forma muita inteligente de educar as pessoas,eu amo musica,a musica tem o poder de te acalmar e isso faz muito bem para a mente do ser humano, eu não consigo viver sem musica

    ResponderExcluir