Um espaço criado para Educadores e Educandos...

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Origem de alguns blocos tradicionais do Carnaval em Salvador

O bloco Internacionais é o mais antigo bloco de trio de Salvador. Foi criado em 1962 no bairro do Santo Antônio, em Salvador, mas no início só os homens podiam desfilar com suas fantasias. Na década de 80, os Internacionais tinham como atração a banda Chiclete com Banana, que comandou o Bloco no início da sua carreira. Já no início da década de 90, o bloco passou a ser comandado por Daniela Mercury e passou a ser misto, tendo como associados tanto os homens quanto as mulheres. Nesta época, aderiu também à mortalha ao invés das fantasias. Além dos artistas citados, os Internacionais, com nome reduzido pra Inter, já teve como atração o cantor Netinho, Asa de Águia, Timbalada e Rapazolla. Para 2009 o Inter traz Voa Dois, Tatau e Claudia Leitte.
O bloco Papa também é um dos mais tradicionais de Salvador. Fundado em 1979 com o nome de Papa-Léguas, desfila domingo, segunda e terça, ocupando o 4° lugar na fila do circuito tradicional. O bloco está comemorando 30 carnavais, e por ele já passaram grandes atrações do Axé, quase todas de perfil popular. Após uma mudança na diretoria e uma reformulação no seu visual, o Papa, já de nome novo, lançou uma nova campanha, “Papatchanka” que desfilou pela primeira vez em 2003, fazendo um grande rebuliço na cidade. No mesmo ano, uma banda Baiana que já estava fazendo o maior sucesso em todo o Brasil ganhou evidência no Carnaval e passou a ser o centro das atenções de todos. Tratava-se da Banda Babado Novo. Depois de arrebatar os troféus de banda revelação e cantora Revelação, Cláudia Leite e a Babado Novo passaram a se apresentar no bloco Papa. Para o Carnaval de 2009, o Papa resolveu inovar mais uma vez. Será comandado pelo cantor Tomate, que conquistou grande sucesso com a Banda Rapazolla e agora estréia em sua carreira solo.

Dentre os blocos tradicionais, o Coruja, criado em 1963, é o segundo a desfilar na Avenida. Depois de ter contado com grandes nomes da música baiana, inclusive Ricardo Chaves na época áurea, o bloco Coruja conta há alguns anos com ninguém menos que Ivete Sangalo, que estreou em 2002. Vale ressaltar que assim como os Internacionais, no início da sua existência, o Coruja possuía formação exclusivamente masculina. Em 2004, o Bloco Coruja arrasou na Avenida, com Ivete Sangalo levantando poeira, recebendo o prêmio de melhor bloco da avenida.
Artigo na íntegra no site: www.axezeiro.com.br

2 comentários:

  1. ooi pró , eu ja li o texto e axeeim muito interessante !♥
    adoooooooooooooooooooooooro o carnavaal ♥

    ResponderExcluir
  2. Pró Úrsula adorei conhecer alguns blocos!♥♥

    ResponderExcluir