Um espaço criado para Educadores e Educandos...

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Conto: Recado Fantasma

Para ler...
Tudo começou quando nos mudamos para aquela casa. Era um antigo sobrado, com uma grande varanda envidraçada e um jardim. Eu me sentia tão feliz em morar num lugar espaçoso como aquele, que nem dei atenção aos comentários dos vizinhos, com quem fui fazendo amizade. Eles diziam que a casa era mal-assombrada. Alguns afirmavam ouvir alguém cantando por lá às sextas-feiras.
– Deve ser coisa de fantasma! – falavam.– Se existe, nunca vi! – E então contava a eles que as casas antigas, como aquela, com revestimentos e assoalho de madeira, estalam por causa das mudanças de temperatura. Isso é um fenômeno natural, conforme meu pai havia me explicado. Mas meus amigos não se convenciam facilmente. Apostavam que mais dia menos dia eu levaria o maior susto.
Certa noite, três anos atrás, aconteceu algo impressionante. Meus pais haviam saído e eu fiquei em casa com minha irmã, Beth. Depois do jantar, fui para o quarto montar um quebra-cabeça de 500 peças, desses bem difíceis.
Faltava um quarto para a meia-noite. Eu andava à procura de uma peça para terminar a metade do cenário quando senti um ar gelado bem perto de mim. As peças espalhadas pelo chão começaram a tremer. Vi, arrepiado, cinco delas flutuarem e depois se encaixarem bem no lugar certo. Fiquei tão assustado que nem consegui me mexer. Só quando tive a impressão de ouvir passos se afastando é que pude gritar e sair correndo escada abaixo. Minha irmã tentou me acalmar, dizendo que tudo não passava de imaginação, mas eu insisti e implorei que ela viesse até o quarto comigo. Uma segunda surpresa me esperava: o quebra-cabeça estava montado, formando a imagem de uma casa com um jardim bem florido. No entanto, meu jogo formava o cenário de uma guerra espacial, eu tinha certeza!
No dia seguinte, fui até a biblioteca pesquisar o tema. Eu e Beth encontramos dúzias de livros que tratavam de fatos extraordinários e aparições. E a explicação para eventos desse tipo foi a seguinte:
--------------------------------------------------------------
*
--------------------------------------------------------------
Hoje minha casa tem o jardim mais bonito da rua. Centenas de lindas margaridas brancas florescem a maior parte do ano (para total espanto da vizinhança). O fantasma? Nunca mais vi. Decerto passeia feliz pelo jardim, nas noites de lua cheia.

Conto de Flavia Muniz
O que achou deste conto? Comente...

Para 6º e 7º anos



Como vimos durante a nossa primeira aula de Produção de Texto, trabalharemos com os CONTOS. Pesquise a definição de Conto e deixe seu comentário ( com suas palavras e o que quiser escrever) a respeito.


Lembrete: Não esqueça do fantoche que solicitei para a próxima aula. Seja criativo!!!

Projeto:Carnaval



Este ano resolvi seguir a linha do Carnaval de Salvador e os alunos do 6º e 7º anos apresentarão um bloco carnavalesco nos dias atuais. Nosso bloco se chamará: ME CHAMA QUE EU VOU... (Nome criado e escolhido pelos alunos através de votação) e faremos a apresentação das seguintes músicas:










* O reportório também foi escolhido por eles.


Atenção aos alunos: Escutar as músicas até o dia da apresentação


Como o tempo ficou curto, esta apresentação não é necessária um período de ensaio, eles podem ouvir a música em casa e no momento, eu farei a animação como se fosse um bloco mesmo. Na verdade, o professor tem que se animar e fazer com que seus alunos interajam, dancem e cantem como se estivessem realmente pelas ruas de Salvador.


O que providenciamos:


Como em todo bloco é necessário padronizar, produzimos uma:

- Viseira (com o nome do bloco)

- Os alunos de camisa branca

- Qualquer acessório de Carnaval pode ser utilizado

- Construímos um pequeno trio com caixa de papelão, o qual ficará no centro do bloco

- E também fechamos o bloco com cordas, o que acontece aqui em Salvador para separar o bloco da galera da Pipoca.

- As músicas tocarão no som, porém, eu farei a parte de animação e interação... No qual busquei informações através de vídeos do Youtube... Usarei algumas brincadeiras feitas durante a passagem de blocos no Carnaval de Salvador e também fiquei atenta à algumas coreografias do momento.


Não esqueça que você terá alunos que não gostam de dançar ou com outras situações que não queiram participar da folia. O que farei?? Eles serão os cordeiros do bloco.


E assim, está formada nossa apresentação!! E vai rolar a festa!!! Agora é só curtir!!!




É Carnaval!!! Comente...

Moramos numa cidade onde praticamente há Carnaval durante o ano todo. Completando 60 anos desde que o primeiro trio elétrico se apresentou, seguimos em passos largos...porém, o Carnaval que já faz parte da cultura brasileira, aqui em Salvador, cada vez mais se torna privativo e excludente. Você concorda com isto? Por que você acha que está acontecendo isto?

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Bem- vindos!


Vim aqui dizer um







Estamos juntos!!!